"Museu FC Porto nos EUA: A Paixão de um Emigrante"
Tadeu Silva, um português em Nova Jersey, transforma a sua casa num santuário do FC Porto, acumulando valiosas relíquias que retratam o seu amor incondicional pelo clube.

Tadeu Silva, um emigrante de 58 anos originário de Arcos de Valdevez, vive nos EUA desde há quase 40 anos e decidiu dar vida à sua paixão pelo FC Porto, criando um pequeno museu em sua casa, em New Jersey. Com uma coleção impressionante de milhares de artigos do clube, esta iniciativa poderá ser a maior do género no país.
Conforme relatado pelo jornal Luso-Americano, a coleção inclui desde camisolas e cachecóis a itens inusitados como latas de sardinha, bonés, chaveiros, chuteiras, relógios e até tábuas para cortar queijo, todos relacionados com a equipa azul e branca.
Tadeu recorda que a sua ligação ao FC Porto começou na infância. "Na escola primária, percebi que todos eram adeptos de outros clubes. Então, decidi ser diferente e apoiar o Porto. Tinha apenas cinco ou seis anos", partilha. A emoção aumentou quando teve a oportunidade de ver o clube ao vivo pela primeira vez, em 1993, no Estádio das Antas, onde as lágrimas não contidas revelaram a profundidade do seu amor pelo Porto.
A colecção começou a ganhar forma em 1996, quando um amigo lhe ofereceu um porta-chaves com o emblema do clube. Embora Tadeu admita que a sua coleção poderia ser ainda maior se houvesse espaço, logo acrescenta com humor: "Compro muito no eBay e, quando volto a Portugal, levo uma mala e trago três de volta cheias de coisas do Porto". Os presentes de amigos e familiares também enriquecem a coleção.
Entre as relíquias, destaca-se uma camisola autografada pelo plantel, com a qual celebrou a vitória histórica na Liga Europa contra o Sporting de Braga, em 2011. Em leilões, chegou a investir 1.100 dólares por uma camisola e estima que já terá gastado cerca de 130 mil dólares – quase 112 mil euros – na sua paixão.
Por fim, Tadeu sublinha que não pretende desfazer-se da sua coleção: "Não vendo por valor nenhum". No seu lar imerso em azul e branco, ele teve até a oportunidade de conhecer o atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, em New Jersey. Para quem deseja conhecer mais sobre essa história, ele partilhou um vídeo do seu museu nas redes sociais.