Cultura

'Nevermind' dos Nirvana consagrado como o melhor álbum internacional pela Blitz

O emblemático 'Nevermind', dos Nirvana, é o álbum internacional mais votado nos últimos 40 anos pela Blitz, encerrando assim as celebrações do 40.º aniversário da revista.

O famoso álbum 'Nevermind', da icónica banda norte-americana Nirvana, foi recentemente votado como o melhor álbum internacional nos últimos quarenta anos, numa iniciativa da Blitz que culmina as comemorações do seu 40.º aniversário.

Segundo um comunicado do grupo Impresa, que edita a Blitz, "esta votação contou com o maior júri já reunido para este tipo de evento".

Lançado em 1991, 'Nevermind' é o segundo álbum dos Nirvana, que contava com os talentosos Kurt Cobain (falecido em 1994), Krist Novoselic e Dave Grohl.

O top cinco dos "melhores álbuns internacionais das últimas quatro décadas" inclui, em ordem decrescente, 'OK Computer' dos Radiohead, 'Back to Black' de Amy Winehouse, 'Dummy' dos Portishead e 'Grace' de Jeff Buckley.

Este júri especial foi composto por cerca de 100 profissionais da música, incluindo jornalistas e outros comunicadores. Embora o top 5 tenha sido revelado hoje, a lista completa será disponibilizada na próxima terça-feira, por ocasião do lançamento de uma edição especial da revista Blitz.

Com 132 páginas, esta edição especial apresenta uma extensa entrevista com o conhecido apresentador de televisão Júlio Isidro, figura marcante da explosão do rock português nos anos 80, que recentemente recebeu um Globo de Ouro.

A revista também republica uma entrevista com Dave Grohl, realizada durante a visita dos Nirvana a Portugal em 1994, e atualiza a lista dos melhores álbuns da música portuguesa, que agora inclui críticas às obras classificadas entre o 41.º e o 80.º lugares.

O diretor da Blitz, Miguel Cadete, no seu comunicado, sublinha que esta edição especial representa "o culminar de um ano repleto de celebrações, que incluíram a seleção dos melhores álbuns portugueses, um memorável concerto na MEO Arena com artistas como Xutos & Pontapés e Capitão Fausto, além de performances íntimas na redação e inúmeras entrevistas e podcasts que celebraram a música dos últimos 40 anos de forma ímpar em Portugal".

A Blitz, lançada em novembro de 1984 como um jornal semanal focado em música e que passou a revista mensal em junho de 2006, tornou-se uma publicação digital em 2018.

#Nevermind #Nirvana #Blitz40Anos