Auto

Novo Nissan Qashqai e-Power: autonomia revolucionária de 1.200 km disponível em breve

A nova geração do Nissan Qashqai e-Power promete uma autonomia impressionante de 1.200 km, com tecnologia aprimorada e chegada a Portugal prevista para o final de 2025.

há 4 horas
Novo Nissan Qashqai e-Power: autonomia revolucionária de 1.200 km disponível em breve

O novo Nissan Qashqai aproxima-se das preferências dos condutores, oferecendo uma autonomia de 1.200 km, graças à mais recente atualização da tecnologia e-Power. Este modelo híbrido, que combina motor elétrico e um motor de combustão, estará disponível em Portugal a partir do último trimestre deste ano.

O sistema revisto visa aumentar a eficiência energética, reduzir emissões e proporcionar uma experiência de condução mais suave. Embora o veículo seja alimentado por um motor a gasolina, a sua propulsão é assegurada exclusivamente pelo motor elétrico, oferecendo uma resposta instantânea e eliminando a necessidade de uma caixa de velocidades.

Os condutores poderão reabastecer o carro nas bombas de combustível habituais, sem preocupações com carregamentos em tomadas elétricas. A nova unidade motriz modular 5-em-1 do Qashqai oferece 151 kW de potência, combinada com uma bateria de 2,1 kWh e um motor tricilíndrico turbo de 1,5 litros, desenvolvido especificamente para a tecnologia e-Power.

As melhorias no motor incluíram um novo turbo, a remoção da compressão variável e a adoção de um novo tipo de óleo lubrificante, aumentando também os intervalos de manutenção de 15.000 para 20.000 km, o que traz benefícios para os custos operacionais.

A autonomia é de 1.200 km em condições WLTP, com um consumo de 4,5 litros de combustível por cada 100 km e uma diminuição das emissões de dióxido de carbono para 102 gramas por quilómetro, resultando numa redução de 12%. Além disso, o novo Qashqai é mais silencioso, registrando uma diminuição do ruído de até 5,6 decibéis.

Este modelo virá equipado com um sistema de infoentretenimento atualizado, que inclui Google integrado, mapas e comandos de voz através do Google Assistant. As funções de assistência à condução ProPILOT também foram aprimoradas, oferecendo maior inteligência na monitorização do trânsito e compreensão do ambiente à volta.

David Moss, vice-presidente sénior da Nissan para a região AMIEO, afirmou que esta nova versão do e-Power incorpora aprendizagens da marca na engenharia de sistemas de motorização elétrica, de modo a maximizar a eficiência, minimizar as emissões e assegurar uma condução refinada.

Por sua vez, Clíodhna Lyons, vice-presidente da região AMIEO para Planeamento de Produto e Serviços, enfatizou que a nova geração do e-Power representa um avanço significativo na transição para a mobilidade elétrica, combinando eficiência superior sem comprometer o desempenho.

#NissanQashqai #MobilidadeElétrica #InovaçãoAutomóvel