Nvidia desenvolve chip de IA direcionado para o mercado chinês
A Nvidia está a planear a criação de um novo chip de Inteligência Artificial para a China, visando superar as restrições comerciais dos EUA que afetam a sua presença no país.

A Nvidia, a primeira empresa cotada em bolsa a alcançar uma avaliação de 4 biliões de dólares, está a explorar novas possibilidades de expansão, mesmo diante das restrições impostas pelos EUA. De acordo com informações do Financial Times, a empresa está a desenvolver um chip de Inteligência Artificial voltado especificamente para o mercado chinês.
Este novo chip será baseado na arquitetura Blackwell RTX Pro 6000, mas não incluirá algumas das funcionalidades avançadas que caracterizam os chips mais recentes da marca, como o NVLink, uma interface de comunicação com alta velocidade e baixa latência.
Embora a Nvidia não tenha comentado oficialmente sobre estes planos, a empresa sublinha que está “efetivamente fora do mercado de centros de dados da China, atualmente dominado por concorrentes como a Huawei”.
Um representante da Nvidia enfatizou a abundância de developers na China, que produzem modelos de código aberto e aplicações de uso não militar a nível global. “Apesar de a segurança ter um peso significativo, estas aplicações beneficiariam enormemente do stack de Inteligência Artificial desenvolvido nos EUA”, concluiu.