Onda de Calor Atinge Portugal: Temperaturas Extremas Marcam o País
Portugal enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com mais de 20 estações a registarem temperaturas superiores a 40 graus. O Governo prolonga alerta por mais 48 horas.

A onda de calor que assola Portugal não dá sinais de abrandar, levando o Governo a estender a situação de alerta por 48 horas, até às 23h59 de sexta-feira. A decisão reflete a previsão de tempo quente e seco que se mantém para os próximos dias.
Na terça-feira, um dos dias mais quentes do ano, as temperaturas ultrapassaram os 40 graus em várias áreas do país. De acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima registada foi de impressionantes 45 graus na estação meteorológica de Alvalade, em Santiago do Cacém.
A segunda temperatura mais elevada foi observada na freguesia de São Pedro do Corval, em Reguengos de Monsaraz, onde se atingiram 44.1 graus. Estações em Pegões e Portel também registaram valores elevadíssimos, fixando-se em 43.8 graus.
O Alentejo foi a região mais afetada, com mais de 20 estações meteorológicas a reportarem temperaturas acima dos 40 graus. Locais como Beja, Amareleja, Mértola, Castro Verde, Elvas, e ainda várias estações em Évora e Viana do Alentejo, registaram máximas superiores a 43 graus.
No Algarve, a estação de Loulé marcou 41.5 graus e em Setúbal a temperatura chegou a 41 graus. Em Lisboa, a estação das Amoreiras também sofreu os efeitos do calor, com 40.3 graus registados.
Para hoje, o IPMA prevê uma ligeira descida nas temperaturas, especialmente na costa Norte e Centro, com mínimas que vão dos 16 graus em Viana do Castelo aos 27 graus em Portalegre, enquanto as máximas podem variar entre 24 graus em Aveiro e 42 graus em Évora.
Além disso, mais de 110 municípios nas regiões do interior Norte e Centro, assim como na zona do Algarve, estão sob aviso máximo de risco de incêndio.