Desporto

Pogacar conquista o quarto Tour de França, enquanto Van Aert brilha na etapa final

Tadej Pogacar (UAE Emirates) celebrou a vitória na 112.ª Volta a França, igualando Chris Froome com quatro triunfos, após uma emocionante última etapa vencida por Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike).

27/07/2025 19:25
Pogacar conquista o quarto Tour de França, enquanto Van Aert brilha na etapa final

O ciclista esloveno Tadej Pogacar, da equipa UAE Emirates, consolidou hoje a sua posição como um dos grandes do ciclismo, ao vencer a 112.ª edição da Volta a França. Com este triunfo, Pogacar igualou o britânico Chris Froome, que também conquistou quatro Tours, após terminar a 21.ª e última etapa em quarto lugar. Esta etapa foi dominada pelo belga Wout Van Aert, da Visma-Lease a Bike, que cruzou a linha de meta em 03:07.30 horas, aproximando-se da camisola amarela a apenas seis quilómetros do fim.

Pogacar, que já garantira a vitória nas edições de 2020 e 2021 e tinha sido vice-campeão nos anos seguintes, voltou a superar o dinamarquês Jonas Vingegaard, que terminou a competição em segundo lugar, a 4 minutos e 24 segundos do esloveno. O pódio foi completado pelo estreante alemão Florian Lipowitz, da Red Bull-BORA-hansgrohe.

A última etapa, uma ligação de 132,3 quilómetros entre Mantes-la-Ville e os Campos Elísios, destacou-se pela inusitada tripla ascensão à colina de Montmartre. O italiano Davide Ballerini (XDS Astana) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) completaram a etapa em segundo e terceiro lugares, respetivamente, ambos a 19 segundos de Van Aert, enquanto Pogacar cruzou a meta na mesma diferença, em quarto lugar.

Aos 26 anos, o esloveno vê-se agora a apenas uma vitória do recorde histórico detido por lendas como Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Indurain, que conquistaram cinco Tours.

#PogacarCampeão #TourDeFrança2023 #CiclismoEmAlta