Desporto

Portugal brilha nos Mundiais de Canoagem com cinco pódios e medalhas de destaque

Nos Mundiais de canoagem de sub-23 e juniores em Montemor-o-Velho, Portugal conquistou uma medalha de ouro, duas pratas e um bronze, destacando-se entre os melhores.

27/07/2025 19:02
Portugal brilha nos Mundiais de Canoagem com cinco pódios e medalhas de destaque

Portugal encerrou de forma impressionante os Mundiais de canoagem de sub-23 e juniores, realizados em Montemor-o-Velho, ao somar um total de cinco pódios, que inclui uma medalha de ouro e duas de prata. A seleção portuguesa destacou-se com 14 classificações no top 10.

O grande momento foi protagonizado por Pedro Casinha e Gustavo Ribeiro, que conquistaram o título mundial de K2 a 500 metros, tendo liderado a sua prova desde o início até à linha de chegada, terminando a regata em 1:33.12, à frente da dupla italiana Francesco Lanciotti e Nicolo Volo, por escassos 89 centésimos de segundo.

Pedro Casinha tornou-se também um nome em evidência ao assegurar uma medalha de bronze na prova de K1 a 200 metros, embora tenha sentido alguma dificuldade no arranque.

Nos sub-23, Beatriz Fernandes brilhou ao conquistar a prata em C1 a 500 metros, solidificando-se como uma atleta promissora para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Na categoria de juniores, Leonardo Barbosa e Lara Lopes obtiveram a vice-campeão mundial na estafeta mista de C1 a 5.000 metros, terminando a prova em 24:30.91, atrás da equipa chinesa.

O evento culminou com João Duarte e Maria Luísa Gomes, que, em seu primeiro ano na categoria sub-23, quase conquistaram o ouro nas estafetas mistas de K1 a 5.000 metros, levando uma prata com um tempo de 21:36.12, apenas 53 centésimos atrás dos húngaros.

Além das subidas ao pódio, Gonçalo Costa e Hugo Carvalho, vice-campeões europeus em K2 a 500 metros, terminaram em quarto lugar, perto de alcançar mais uma medalha.

Ao todo, Portugal contabilizou um ouro, três pratas e um bronze, classificando-se em 10.º lugar no medalheiro, onde a Hungria se destacou com oito ouros, além de contar com a Itália e a Alemanha no pódio.

#CanoagemPortugal #Mundiais2023 #DesportoNacional