Prémio Alentejano Destaca a Importância da Paz na Literatura Infantil
Uma nova edição do Prémio Literário e de Ilustração do Alentejo convida a reflexão sobre a paz em diversos contextos até 2026.
A 3.ª edição do Prémio Literário e de Ilustração Infantil e Juvenil ASSESTA/IP2N4-Arte está a decorrer, com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2026, tendo como lema a reflexão sobre "O valor da paz - O valor da paz na vida individual, na escola, na comunidade e no mundo", segundo informações divulgadas pela organização.
Promovido pela ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, em colaboração com a IP2N4 - Art - Associação de Artistas Plásticos do Alentejo, este concurso permite que os participantes enviem trabalhos inspirados na temática da paz, sublinhando a relevância deste princípio na construção de uma sociedade equitativa e solidária.
A participação é aberta a alunos de todos os agrupamentos escolares e escolas profissionais dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), abrangendo 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, exceto Odemira. Os municípios envolvidos incluem Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.
Os estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, assim como do ensino secundário, estão convidados a participar. O prazo para a entrega dos trabalhos termina a 30 de janeiro de 2026, enquanto a data para a revelação dos resultados ainda não foi anunciada.
A iniciativa conta com o apoio da CIMBAL e é parte da Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo. O concurso tem como objetivo não apenas incentivar a criação literária e artística, mas também valorizar a língua portuguesa e as artes visuais. Os organizadores esperam que os participantes abordem temas relacionados com o Alentejo e também questões de âmbito global.
Esta edição do Prémio Literário e de Ilustração insere-se no projeto + Sucesso Educativo no Baixo Alentejo II, que tem financiamento do programa operacional regional Alentejo 2030.