Economia

LAM opta pelo aluguer de aeronaves para evitar interrupções no transporte

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) irá alugar cinco aviões para garantir a continuidade do transporte aéreo enquanto se realiza a compra de novas aeronaves.

05/08/2025 17:55
LAM opta pelo aluguer de aeronaves para evitar interrupções no transporte

O Governo de Moçambique anunciou que a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) irá alugar cinco aeronaves para assegurar que o "transporte não seja paralisado" durante o processo de aquisição de novos aviões. O porta-voz do executivo, Inocêncio Impissa, explicou que esta solução temporária permitirá que as operações da LAM continuem enquanto decorrem as negociações para a compra de aeronaves Boeing, previamente anunciadas.

Segundo a Lusa, em julho, a LAM lançou um concurso para o aluguer de curto prazo destas aeronaves, respondendo à crescente procura por serviços de aviação, impulsionada pelos megaprojetos no setor de energia, petróleo, gás e turismo. O concurso, aberto a empresas nacionais e internacionais, decorre até 22 de agosto e prevê o aluguer em regime de 'wet lease', o que implica que as aeronaves venham já com tripulação, manutenção e seguro.

O porta-voz reiterou que, embora o aluguer de aviões esteja a avançar, não foi abandonado o plano de aquisição de novas aeronaves: "O processo de aquisição de aeronaves continua em curso enquanto reformamos a própria LAM, garantindo simultaneamente a prestação de serviços através de aeronaves alugadas", afirmou.

A LAM enfrenta desde há vários anos desafios operacionais, exacerbados por uma frota reduzida e a falta de investimentos. O Presidente Daniel Chapo afirmou que a reestruturação da LAM deverá ser estendida a outras empresas do setor público que não estejam a gerar receitas. A gestão da LAM foi recentemente transferida para uma nova comissão liderada por Dane Kondic, com o intuito de revitalizar a companhia.

A consultora Knighthood Global, contratada para auxiliar na reestruturação, tem um prazo de três meses para "estabilizar e reposicionar" a LAM. Em junho, a empresa lançou um concurso para a aquisição de até cinco Boeing 737-700, mas até ao momento não houve desenvolvimentos alargados sobre o assunto.

#LAMemMudança #AviõesAlugados #MoçambiqueAviação