Economia

Reserva Federal concede empréstimos recorde a bancos norte-americanos

A Reserva Federal autorizou uma injeção histórica de financiamentos aos bancos dos EUA, em resposta a uma crise de liquidez no fim de outubro, destacando a sua reação rápida ao mercado.

A Reserva Federal dos Estados Unidos, através do seu Serviço Permanente de Reposição (SRP), anunciou esta sexta-feira um marco significativo, ao conceder um total de 50,35 mil milhões de dólares (aproximadamente 43,406 mil milhões de euros) em empréstimos a instituições bancárias. Este montante representa o maior valor desde a implementação do sistema em 2021, que visa oferecer créditos de forma acelerada, assegurados por ativos considerados seguros, como títulos do Tesouro ou hipotecas.

Os empréstimos foram distribuídos em duas fases distintas: a primeira ronda totalizou 30 mil milhões de dólares, seguida por uma segunda, no valor de 20,35 mil milhões de dólares, conforme revelaram os dados do serviço disponibilizados pela Reserva Federal de Nova Iorque.

Este volumoso empréstimo ocorreu no último dia do mês, uma altura em que as instituições bancárias enfrentam um aumento das suas obrigações e pagamentos. É importante ressaltar que esta ação se fez imediatamente após a Fed ter comunicado, na quarta-feira passada, a suspensão do seu programa de ajustamento quantitativo, que visa conter a inflação e estabilizar a economia.

#EmpréstimosRecorde #ReservaFederal #CriseDeLiquidez