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Revolução nos motores elétricos: a Yasa atinge novos patamares de potência

A Yasa, propriedade da Mercedes-Benz, alcançou 59 kW/kg de densidade de potência, com um motor de 12,7 kg capaz de gerar mais de 1.000 cv, redefinindo o futuro dos veículos elétricos.

A Yasa, uma empresa britânica pertencente à Mercedes-Benz, iniciou uma nova era no desenvolvimento de motores elétricos ao anunciar um avanço significativo na densidade de potência dos seus produtos. Na última semana, a companhia revelou ter alcançado uma impressionante marca de 59 kW/kg, libertando uma potência de 750 kW, que ultrapassa os 1.000 cv, com um motor cuja massa é de apenas 12,7 kg.

Quando comparado com os resultados anteriores da Yasa, a evolução é notável. No verão passado, o protótipo do seu motor de fluxo axial pesava 13,1 kg e gerava 550 kW, resultando numa densidade de potência de 42 kW/kg.

Tim Woolmer, fundador e diretor técnico da Yasa, destacou em comunicado: "Alcançar 750 kW de pico de curto prazo e uma densidade de 59 kW/kg confirma a eficácia da nossa tecnologia de fluxo axial de nova geração. Este motor não é apenas um conceito; já está a ser testado e a evidenciar resultados reais. Criámos um motor elétrico que é significativamente mais eficiente em termos de potência do que qualquer outro existente, utilizando materiais e processos que podem ser escalados."

Os motores de fluxo axial possuem um direcionamento magnético paralelo ao eixo, proporcionando vantagens em eficiência, densidade de potência e binário em relação aos motores de fluxo radial, além de serem mais leves.

As previsões para a potência contínua do motor oscilam entre 350 a 400 kW (equivalente a aproximadamente 469 a 536 cv). Simon Odling, responsável por novas tecnologias na Yasa, observou que "os resultados do motor em dinamómetro superaram até mesmo as nossas mais otimistas expectativas. A estimativa é que este motor possa fornecer uma potência contínua significativa entre 350 e 400 kW, o que representa um verdadeiro avanço na materialização da tecnologia."

Além de abastecer a Mercedes-Benz, a Yasa está a fornecer motores para uma variedade de veículos híbridos de alta performance, incluindo novidades como o Lamborghini Temerario, o Ferrari 296 GTB, e o Koenigsegg Regera. A companhia possui também aplicações em setores como a propulsão marítima e veículos militares, ampliando o seu impacto na indústria automóvel.

Recentemente, a Mercedes apresentou o Concept AMG GT XX, um desportivo de quatro portas que combina três motores de fluxo axial da Yasa, totalizando mais de 1.360 cv. Este conceito inovador destaca-se pelo seu rápido tempo de carregamento, permitindo recuperar até 400 km em apenas cinco minutos, tendo já estabelecido vários recordes em pista.

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