Shein inaugura a sua primeira loja física em Paris e planeia expansão em França
A marca de 'fast-fashion' Shein abre a sua primeira loja física permanente no mundo em Paris, com mais locais previstos até ao final do ano.
 
          
          
        A Shein, gigante do 'fast-fashion' conhecida mundialmente, irá dar um passo importante ao abrir a sua primeira loja física permanente no Bazar de l'Hôtel de Ville (BHV) em Paris esta quarta-feira, conforme revelou a Société des Grands Magasins (SGM), proprietária do espaço.
Este espaço, localizado no 6.º andar do BHV, será uma vitrine dos variados produtos acessíveis da marca, que, apesar da controvérsia em torno das suas práticas, continua a expandir a sua presença no mercado físico. Franceses e turistas poderão explorar uma seleção de milhares de artigos a preços baixos.
Frédéric Merlin, presidente da SGM, anunciou a abertura com entusiasmo nas redes sociais, sublinhando que se trata de uma "estreia mundial", uma vez que a Shein foi fundada em 2012 na China e, até agora, operava apenas online a partir de Singapura.
Além dessa loja emblemática, a Shein planeia abrir até ao final de novembro mais cinco espaços nas Galeries Lafayette em várias cidades francesas, incluindo Dijon, Reims, Grenoble, Angers e Limoges.
Entretanto, a proposta de lei que visa conter a expansão da 'fast-fashion' criou um clima de controvérsia, especialmente devido à oposição do Governo, da prefeitura de Paris e até de sindicatos e marcas associadas. A Shein tem enfrentado críticas e até multas em França, totalizando 191 milhões de euros este ano, por questões relacionadas com a legislação sobre 'cookies online', práticas promocionais enganadoras e a falta de divulgação de microfibras plásticas nos seus produtos.