Cultura

Tailândia presenteia Universidade de Coimbra com 80 volumes da Tipitaca

A Universidade de Coimbra foi recentemente agraciada com a doação de 80 volumes da Tipitaca, uma obra sagrada do budismo, constituindo um importante acréscimo ao seu acervo.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebeu uma significativa doação proveniente da Tailândia, que consiste em 80 volumes da prestigiosa obra sagrada do budismo. Esta coleção especial, agora acessível aos leitores da universidade, é uma homenagem ao Rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016) e à Rainha Sirikit (1932-2025).

A doação designada "World Tipitaka Saj-jha-ya Phonetic Recitation, King Bhumibol Adulyadej and Queen Sirikit Commemorative 2016 Edition" foi facilitada pela Embaixada da Tailândia em Portugal e pela World Tipitaka Foundation, conforme comunicado da Universidade de Coimbra.

Manuel Portela, diretor da BGUC, menciona que esta obra promove um enriquecimento considerável do património bibliográfico da biblioteca. "Os nossos leitores agora têm à disposição a coleção canónica de textos sagrados do budismo na língua Pali", afirmou.

A edição presenteia os utilizadores com transcrições fonéticas e notações musicais, auge dos modos tradicionais de recitação, sendo uma adição valiosa ao conhecimento e à preservação da cultura budista.

Este conjunto raro da Tipitaca, um compêndio das escrituras sagradas do budismo, é parte de uma doação que se estende a instituições em 30 países, lançada em 2016 para celebrar os 70 anos de reinado de Bhumibol Adulyadej e de Sirikit.

A coleção é constituída por 40 volumes dedicados ao Rei (Pali Phonetic Reference) e outros 40 focados na Rainha (Pali Monotone Music Notation).

Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura, reconheceu que esta doação "encarna um verdadeiro espírito de generosidade cultural e espiritual que ultrapassa fronteiras, sublinhando que universidades e textos sagrados são espaços de diálogo e memória".

Ao aceitar esta oferta, a Universidade de Coimbra reafirma o seu compromisso em promover valores de compreensão, tolerância e inclusão, princípios que são comuns tanto na tradição budista quanto na sua missão académica.

Quanto à importância deste legado, Thanpuying Varaporn Pramoj Na Ayudhaya, presidente da World Tipitaka Foundation, salientou que há mais de 130 anos a Tailândia se dedica à preservação e divulgação das escrituras budistas através da impressão.

Ela recordou que, em 1893, a Biblioteca Geral da UC já havia recebido uma das 25 cópias da primeira versão impressa da Tipitaca, publicada no tempo do Rei Chulalongkorn do Sião.

Por fim, a presidente expressou o desejo de que a Tipitaca continue a inspirar, iluminar e servir como um farol de sabedoria para as gerações futuras.

#CulturaBudista #UniversidadeDeCoimbra #DoacaoInternacional