Auto

Toyota dá vida à Century, a sua nova marca de luxo com design inovador

A Century é a nova marca de luxo da Toyota, surgindo como uma proposta singular no mercado automóvel, com o seu primeiro conceito coupé apresentado em Tóquio.

A Toyota apresentou a Century, a sua mais recente marca focada em automóveis de luxo, durante o Japan Mobility Show em Tóquio, a 29 de outubro. A Century surge para rivalizar diretamente com gigantes como Bentley e Rolls-Royce.

Com a transição do nome de modelo para marca, a Century faz a sua estreia com um 'concept car' em forma de coupé. Este modelo inovador, concebido para três ocupantes, aposta num interior contemporâneo que inclui um volante inspirado nas manetes de aviões.

O painel de instrumentos é envolto por dois ecrãs adicionais, enquanto o posto do condutor é definido separadamente, permitindo uma experiência única para quem viaja à frente, cujo banco tem a capacidade de ser recuado.

Notável é a ausência dos pilares B, que facilita o acesso ao interior do veículo, dotado de portas que deslizam em direções opostas, com puxadores integrados na estrutura. Detalhes requintados, como um compartimento para um guarda-chuva e um cabide, enriquecem o interior, complementados por um majestoso relógio analógico localizado numa faixa preta ao longo do tablier.

No exterior, destacam-se os faróis dianteiros e traseiros, projetados em planos distintos, juntamente com uma impressionante decoração em laranja que capta a atenção.

Embora os detalhes técnicos ainda não tenham sido revelados, as ranhuras no capô sugerem a possibilidade de um motor a combustão. Para referência, a versão atual do Toyota Century sedã utiliza um motor híbrido V8 de 5,0 litros, enquanto o SUV lançado em 2023 opera com um motor híbrido plug-in V6 de 3,5 litros.

Akio Toyoda, presidente da Toyota, sublinhou durante a apresentação: "A Century não é apenas mais uma marca na Toyota Motor Corporation. Queremos estabelecer uma identidade que transmita o espírito e o orgulho do Japão ao mundo."

Com um olhar voltado para o futuro, Toyoda destacou que o nome Century simboliza a "criação dos próximos 100 anos", enquanto a fénix no emblema retrata a paz na mitologia japonesa, surgindo apenas em tempos de harmonia.

Na galeria de imagem, os entusiastas poderão apreciar o design inovador do 'concept' coupé da Century.

#CenturyToyota #LuxoFuturista #EspíritoDoJapão