Tragédia na Caxemira: 34 mortos devido a deslizamentos de terra causados por chuvas intensas
Violentos deslizamentos de terra arrasam uma aldeia na Caxemira indiana, resultando em 34 fatalities e muitos feridos. Equipes de resgate estão mobilizadas para encontrar desaparecidos.

Pelo menos 34 vidas foram perdidas hoje na Caxemira sob administração indiana devido a severos deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais. As informações foram confirmadas por autoridades locais que relatam uma tragédia em uma vila remota na região dos Himalaias.
"Recuperámos 34 corpos e resgatámos 35 feridos", afirmou Pankaj Kumar Sharma, o comissário do distrito de Kishtwar, que também mencionou a possibilidade de haver mais vítimas a serem encontradas.
O vice-ministro da Ciência e Tecnologia, Jitendra Singh, destacou que muitas pessoas estão desaparecidas e as circunstâncias indicam que podem ter sucumbido às cheias repentinas provocadas pelas intensas chuvas na área. As inundações ocorreram na aldeia de Chositi, em Jammu e Caxemira, após uma tempestade súbita.
Singh anunciou que equipas de resgate já estão a caminho para prestar assistência às vítimas e realizar buscas na área afetada.
Manoj Sinha, tenente-governador e representante do governo federal na Caxemira, expressou condolências e ordenou a mobilização de forças militares, paramilitares, polícia e agências de gestão de catástrofes para intensificar as operações de resgate.
Os fenômenos meteorológicos, conhecidos localmente como “cloudbursts”, que provocam chuvas intensas em áreas limitadas, têm vindo a agravar-se nas regiões himalaicas, favorecendo o aparecimento de cheias repentinas e deslizamentos de terra. Tais calamidades colocam em risco a vida de milhares de residentes nas montanhas.
Especialistas assinalam que o aumento da frequência destes eventos nos últimos anos está, em parte, relacionado às alterações climáticas, além de que o impacto das tempestades tem-se intensificado devido ao crescimento urbano desordenado nas zonas montanhosas.