Cultura

Uma Nova Perspetiva sobre o Legado de Arthur Paredes

O investigador António Manuel Mendes revela no seu livro-CD a dimensão enigmática do icónico guitarrista coimbrão, Arthur Paredes, conectando passado e presente.

António Manuel Mendes, investigador e professor de música, apresenta o seu mais recente trabalho, intitulado 'Pioneirismo, Genialidade, e Modernidade em Arthur Paredes'. A obra, que combina um livro ilustrado com seis CD, explora a essência do guitarrista coimbrão Arthur Paredes (1899-1980), buscando desvendar o seu "génio misterioso" e a sua contribuição para a música contemporânea.

Com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre Paredes, Mendes recupera gravações históricas, incluindo cerca de 20 faixas inéditas e gravações de outros intérpretes da época, que mostram as diferentes influências que moldaram a carreira do músico. "Infelizmente, muito do seu trabalho não foi gravado", lamenta o autor, que buscou utilizar várias fontes sonoras para entender melhor os estilos e inovações de Paredes.

A obra será apresentada hoje às 18 horas na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, e marca um esforço significativo para trazer à luz o contexto musical em que Arthur Paredes se destacou. Mendes explica que "Paredes trouxe uma dimensão orquestral à guitarra, reformulando a tradição musical da região". Embora Paredes fosse reticente quanto à sua imagem pública, a publicação revela partes desconhecidas da sua vida e carreira.

A ligação entre Arthur e o seu filho, Carlos Paredes (1925-2004), também é explorada na obra, destacando a herança musical que atravessa gerações. Mendes acentua as diferenças nas trajetórias de ambos, notando que Carlos beneficiou de tecnologias e meios de divulgação mais avançados, como a televisão e o cinema, ao contrário do pai, que se formou numa era em que a gravação e a amplificação eram limitadas.

Ademais, António Manuel Mendes, por sua vez, reflete sobre a dinastia musical que compõe a família Paredes, começando por António Paredes, bisavô de Carlos, que foi um guitarrista popular. A pesquisa meticulosa de Mendes busca caracterizar a cena musical coimbrã, destacando a singularidade da canção de Coimbra em contraste com o fado.

O autor conclui que a obra não apenas serve como um tributo a Arthur Paredes, mas também como um apelo para que novos estudos e métodos de análise da sua música sejam desenvolvidos, abrindo caminhos para futuras investigações sobre o legado de um dos mais influentes guitarristas de Coimbra.

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