País

Universidade do Porto propõe transformação da VCI em espaço urbano sustentável

A U.Porto revela plano inovador para a Via de Cintura Interna, propondo criar jardins, ciclovias e habitação, visando uma mobilidade mais sustentável e coesa na cidade.

15/07/2025 09:35
Universidade do Porto propõe transformação da VCI em espaço urbano sustentável

A Universidade do Porto (U.Porto) apresentou um estudo inovador para a requalificação da Via de Cintura Interna (VCI), um espaço atualmente marcado pelo trânsito intenso. A proposta centra-se na transformação da via, visando torná-la uma infraestrutura urbana sustentável e integrada, com a inclusão de jardins, ciclovias e habitação.

O trabalho, que resulta da colaboração entre docentes e investigadores da universidade, defende a construção de coberturas ajardinadas nas estradas, facilitando a ligação entre espaços pedonais e cicláveis, e mitigando assim a fragmentação urbana provocada pela VCI.

Dentro deste projeto desenha-se um grande anel verde, que se estenderá ao longo da VCI, promovendo a valorização dos espaços verdes e a ligação com parques. Esta abordagem não só contribuirá para a biodiversidade e para a melhoria da qualidade do ar, como também ajudará a atenuar o efeito de ilha de calor na cidade.

Como salientou o arquiteto paisagista José Miguel Lameiras, docente da Faculdade de Ciências da U.Porto, o estudo propõe ainda a requalificação dos nós viários da VCI, transformando-os em zonas multifuncionais, que poderão albergar novos espaços públicos, habitação acessível, e infraestruturas para o controlo de águas pluviais.

A visão deste novo corredor urbano privilegia a mobilidade sustentável e o planeamento ecológico, inspirando-se em projetos internacionais de sucesso. O plano inclui ainda um sistema de transporte urbano multimodal, que integrará transportes públicos em canal dedicado, duas faixas rodoviárias, ciclovias segregadas e percursos pedonais.

“Este sistema permitirá uma maior eficiência no transporte de pessoas, tendo um impacto ambiental reduzido em comparação com o modelo atual”, afirmou Lameiras, acrescentando que a proposta visa diminuir a congestão e oferecer alternativas de transporte fiáveis, especialmente para os trabalhadores que se deslocam diariamente para o Porto.

Este estudo faz parte do projeto "Porto 2050: Cerzir a Cidade pela VCI" e será o tema de abertura do novo "Centro de Conferências da Universidade do Porto". A apresentação ocorrerá na próxima quarta-feira, às 17h30, na reitoria da U.Porto.

O Centro de Conferências, liderado por Elisa Ferreira e Valente de Oliveira, visa promover um espaço de diálogo e reflexão crítica sobre os desafios atuais, envolvendo comunidade académica, decisores e sociedade civil na busca de soluções significativas para a região, país e mundo.

Nos dados recentes do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o número médio diário de veículos a circular na VCI foi de 132,6 mil em 2024, representando um aumento de 1,1% em relação a 2023.

#TransformaçãoUrbana #MobilidadeSustentável #Porto2050