Mundo

Angola reduz custos de importação de combustível no segundo trimestre

No segundo trimestre de 2025, Angola importou 9,4 milhões de toneladas de combustível, totalizando 438 milhões de dólares, uma diminuição de 18% face ao trimestre anterior.

há 2 horas
Angola reduz custos de importação de combustível no segundo trimestre

No segundo trimestre de 2025, Angola registou a importação de 9,4 milhões de toneladas métricas de combustível, o que corresponde a um custo de 438 milhões de dólares, ou seja, 374 milhões de euros. Este valor representa uma diminuição de 18% relativamente ao trimestre anterior, conforme comunicado por fontes oficiais.

Luís Fernando, diretor geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP), revelou à Agência Angola Press que os principais produtos importados durante este período foram o gasóleo, que abrangeu 59,6% das importações, seguido pela gasolina com 25%, Jet A1 com 6,7% e petróleo iluminante com 0,9%.

Na reunião de análise sobre o desempenho do sector, o responsável destacou que a capacidade de armazenagem de combustível em Angola é de 675.968 metros cúbicos.

Atualmente, o país possui 1.204 postos de abastecimento distribuídos pelas suas 21 províncias. No entanto, durante os meses de abril, maio e junho, apenas 919 desses postos estavam operacionais, com a estatal Sonangol a dominar o mercado.

No total, o volume comercializado de combustível durante este período atingiu 1,2 milhões de toneladas métricas, representando uma queda de 7% em comparação ao trimestre anterior, de acordo com dados do IRDP.

#Angola #ImportaçãoCombustível #EconomiaSustentável