Apoio Militar Português para Restaurar Serviços em Cabo Verde
Cabo Verde dá boas-vindas à chegada de militares portugueses que ajudarão a repor o abastecimento de água e eletricidade na ilha de São Vicente, após as devastadoras cheias que deixaram nove mortos.

A Ministra de Estado da Defesa Nacional e Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, anunciou que Cabo Verde receberá apoio militar de Portugal para o restabelecimento de serviços essenciais na ilha de São Vicente, afetada por cheias que resultaram em nove vítimas mortais.
O navio patrulha NRP Sines, liderado pelo Capitão-tenente Vítor Manuel Silva Santos, transporta 56 militares, dos quais 12 possuem especializações em mecânica e eletricidade, competências que se revelam fundamentais neste momento crítico.
Esta equipa, que desembarcará na ilha na próxima sexta-feira e permanecerá até 24 de agosto, colaborarão com as autoridades locais e a proteção civil para restaurar serviços de água e eletricidade.
Além disso, a missão incluirá uma "inspeção orográfica" das áreas afetadas para facilitar operações de limpeza. O NRP Sines dispõe também de capacidade de dessalinação para abastecer o hospital de São Vicente com água potável.
Janine Lélis também expressou agradecimento ao apoio da Guarda Nacional de New Hampshire, nos EUA, que enviará uma aeronave KC 46 com donativos da associação de médicos cabo-verdianos, com o objetivo de fortalecer a estrutura de saúde na ilha.
Em resposta à crise humanitária, a Cruz Vermelha Portuguesa lançou a campanha de angariação de fundos "Reconstruir com Esperança" para apoiar as muitas pessoas afetadas pelas inundações no país.
O Governo de Cabo Verde decretou luto nacional de dois dias e declarou uma situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos da ilha de São Nicolau, em consequência da tempestade que devastou a região na noite de segunda-feira.