Tech

Apple abre-se a novas colaborações em Inteligência Artificial

Tim Cook revela planos para integrar mais modelos de IA nos produtos da Apple, enquanto os resultados financeiros superam as expectativas com o iPhone 17.

Na recente apresentação dos resultados financeiros, o CEO da Apple, Tim Cook, fez uma revelação significativa: a empresa está a considerar incorporar novos modelos de Inteligência Artificial nos seus produtos, incluindo potenciais parcerias com empresas como Anthropic e Perplexity.

“Queremos estreitar a colaboração com mais entidades no decorrer do tempo”, afirmou Cook durante uma entrevista à CNBC. Contudo, o CEO explicou que a Apple não pretende apenas avançar através de parcerias, mas também está a trabalhar arduamente para atualizar a assistente digital Siri. Cook mencionou que a equipa dedicada à Inteligência Artificial está a fazer “bom progresso” e que espera lançar uma nova versão da Siri equipada com capacidades de IA já no próximo ano.

Relativamente ao desempenho da Apple no último trimestre, Cook mostrou-se satisfeito com as vendas iniciais da linha iPhone 17, que ficaram acima das previsões. Embora tenha optado por não destacar a performance singular de cada modelo, insinuou que o iPhone 17, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max estão a ser os mais procurados pelos consumidores.

A nova versão da aplicação de mensagens para o Apple Watch promete resolver algumas das limitações da atual, mas detalhes sobre o seu lançamento ainda não foram divulgados. O site 9to5mac observou que Cook mencionou pouco o iPhone Air, o que pode indicar uma redução na produção deste modelo.

Tim Cook também expressou otimismo para o próximo trimestre, tradicionalmente favorável para a Apple devido à Black Friday e às festividades natalícias. “Prevemos um crescimento entre 10% a 12% da receita total, e um aumento de dois dígitos nas vendas do iPhone em relação ao ano anterior", disse ele, reforçando a expectativa de que dezembro se torne o melhor trimestre da história da empresa.

No que diz respeito aos resultados do terceiro trimestre, a Apple reportou uma receita total de 102,47 mil milhões de dólares (88,62 mil milhões de euros), com 49,02 mil milhões de dólares (42,39 mil milhões de euros) provenientes das vendas de iPhones. Apesar do crescimento de 6% nas vendas, a arrecadação ficou aquém das expectativas dos analistas, resultando num lucro trimestral de 27,47 mil milhões de dólares (23,75 mil milhões de euros).

#InteligenciaArtificial #iPhone17 #TimCook