Arte portuguesa brilha em Xangai com nova exposição
A Fundação Fosun será o palco da primeira exposição internacional da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, destacando a inovação artística portuguesa de 7 de novembro a 14 de dezembro.
 
          
          
        A exposição intitulada Paisagem Instável / Unstable Landscape abrirá portas no dia 7 de novembro, na Fundação Fosun, em Xangai, marcando a estreia da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) fora do território europeu. Este evento insere-se na Sétima Edição da Shanghai International Art Trade Week, um importante momento para o comércio de arte na cidade chinesa.
A mostra, curada por Sandra Vieira Jürgens, é fruto de uma colaboração com diversas entidades, incluindo os Museus e Monumentos de Portugal, o Consulado-Geral de Portugal em Xangai / Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Millennium bcp, o Turismo de Portugal e a Fidelidade Seguros.
Segundo a organização, a exposição convida à reflexão sobre como os artistas portugueses reinterpretam o conceito de paisagem, através de diversas linguagens artísticas como desenho, pintura, escultura e fotografia, e aborda temas poéticos, políticos e materiais.
Entre as obras selecionadas, destacam-se contribuições de artistas icónicos como Paula Rego, Maria Helena Vieira da Silva, Júlio Pomar e Lourdes Castro, bem como de nomes contemporâneos como Carlos Bunga e Joana Escoval. A peça 'Porto' (1962) de Vieira da Silva, proveniente da Coleção Millennium bcp, celebra os 30 anos de geminação entre o Porto e Xangai.
Esta iniciativa não só visa reforçar a presença da arte contemporânea portuguesa a nível global, como também contribuir para um diálogo cultural mais forte entre Portugal e China, promovendo o país nas redes culturais internacionais.
A CACE, uma coleção pública dedicada a arte contemporânea, tem trabalhado na internacionalização da arte portuguesa, com mostras já realizadas em Madrid, Berlim e Roma, destacando a continuidade e inovação na produção artística desde a segunda metade do século XX.