Mundo

Aumento Alarmante da Violência de Género em Moçambique nos Primeiros Seis Meses de 2023

Mais de 9.000 casos de violência de género foram reportados em Moçambique no primeiro semestre deste ano, com a preocupação a centrar-se na violência doméstica e abuso sexual de crianças.

há 7 horas
Aumento Alarmante da Violência de Género em Moçambique nos Primeiros Seis Meses de 2023

Durante o primeiro semestre de 2023, Moçambique contabilizou 9.080 casos de Violência Baseada no Género (VBG), uma ligeira redução em comparação com os 9.250 casos registados no mesmo período do ano anterior. No que diz respeito à violência doméstica, reportaram-se 4.812 incidents, um aumento de 71 casos face aos 4.751 de 2024.

A responsável pelo Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência da Polícia da República de Moçambique (PRM), Ana Langa, expressou preocupação, destacando que Maputo é uma das províncias mais afetadas por esta problemática. “Estamos também alarmados com os casos de crimes contra a liberdade sexual, totalizando 1.189. Neste contexto, as crianças são vítimas em 84,7% das situações”, revelou.

Adicionalmente, Langa alertou para o fato de que, muitas vezes, as mães das crianças acabam por ser cúmplices nas violações cometidas pelos seus parceiros. Dados do Governo indicam que, ao longo de 2024, mais de 20 mil casos de VBG foram reportados, a maioria deles envolvendo violência doméstica contra mulheres.

#ViolênciaDeGénero #Moçambique #DireitosDasCrianças