Mundo

Aumento da Insegurança na Nigéria: Mais de 50 Pessoas Raptadas em Ataque Violento

Esta semana, na Nigéria, ocorreram raptos em massa no estado de Zamfara, onde a violência de gangues se intensifica. Especialistas alertam para uma nova onda de ataques armados, desafiando a segurança na região.

há 3 horas
Aumento da Insegurança na Nigéria: Mais de 50 Pessoas Raptadas em Ataque Violento

Na última semana, mais de 50 indivíduos foram raptados por homens armados na aldeia de Sabon Garin Damri, situada no noroeste da Nigéria, conforme um relatório disponibilizado pela agência France-Presse (AFP). Este incidente, que ocorreu numa sexta-feira, marca o primeiro caso de "rapto em massa" na área em 2023, sublinhando uma perigosa tendência que se tem verificado em Zamfara.

A região, amplamente afetada por uma onda crescente de crimes por parte de gangues, tem visto um aumento de ataques em larga escala, uma mudança preocupante nas táticas dos grupos criminosos, que se tornam cada vez mais audaciosos. O porta-voz da polícia de Zamfara não comentou o ocorrido, de acordo com a AFP.

A insegurança que assola os estados do centro e noroeste da Nigéria origina-se em disputas históricas por terra e água entre pastores e agricultores, que evoluíram para graves conflitos de crime organizado. As gangues têm dominado comunidades rurais onde o governo se revela incapaz de manter a ordem.

Desde 2011, o contrabando de armas tem aumentado consideravelmente, mergulhando a região do Sahel em caos. A colaboração crescente entre grupos armados e extremistas islâmicos tem intensificado a insegurança, criando um cenário desafiador para as tropas nigerianas, que já se encontram sobrecarregadas, apesar dos esforços de coordenação entre as forças aéreas e militares.

A recente ascensão do grupo extremista Lakurawa no noroeste do país contribui ainda mais para a insegurança na região. No passado mês, autoridades relataram que 33 reféns, que haviam sido raptados em fevereiro, foram mortos em Zamfara, mesmo após o pagamento de um resgate significativo. Além disso, há dois meses, cerca de 95 membros das gangues armadas foram eliminados em um ataque aéreo no estado do Níger.

As forças de segurança também responderam a esta ameaça, tendo abatido 45 assaltantes em uma troca de tiros no centro da Nigéria, de acordo com relatos especializados. Este combate surgiu após informações que indicavam um ataque iminente na área de Iburu e circunvizinhanças.

#InsegurançaNigeria #RaptoEmMassa #ViolenciaOrganizada