Mundo

Netanyahu clama por ajuda humanitária para reféns em Gaza

O primeiro-ministro israelita apela à Cruz Vermelha para fornecer alimentos e cuidados médicos urgentes aos reféns mantidos pelo Hamas, enquanto novos vídeos deles surgem nas redes sociais.

03/08/2025 16:30
Netanyahu clama por ajuda humanitária para reféns em Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um apelo à Cruz Vermelha, pedindo que sejam disponibilizados alimentos e assistência médica de forma urgente para os reféns que o grupo Hamas mantém em Gaza. Esta informação foi divulgada através de um comunicado oficial do Governo israelita.

Recentemente, o Hamas publicou um vídeo de Evyatar David, um refém israelita que não era visto desde fevereiro. Nas imagens, David aparece visivelmente debilitado, encerrado em que parece ser um túnel. O vídeo insinuou que a condição dos reféns é crítica, com a frase “Eles comem o que nós comemos”, intercalando sequências de crianças subnutridas em Gaza.

A brigada Al Qassam, o braço armado do Hamas, declarou através da rede Telegram que "O Governo de ocupação decidiu matá-los à fome". Antes desta divulgação, as últimas imagens conhecidas de Evyatar David datavam do final de fevereiro.

Além disso, a Jihad Islâmica Palestiniana divulgou recentemente um vídeo em que o refém Rom Braslavski aparece a chorar, suplicando para que Israel permita a entrada de alimentos. Ambos os reféns, Evyatar David e Rom Braslavski, têm 24 anos e foram capturados durante um ataque do Hamas a um festival de música no dia 7 de outubro de 2023, que marcou o início do atual conflito.

#AjudaHumanitária #CriseEmGaza #RefénsDoHamas