Mundo

Brasil prepara resposta a alegações de práticas comerciais desleais

No dia 18 de agosto, o Governo Brasileiro vai apresentar a sua defesa numa investigação dos EUA sobre práticas do sistema de pagamentos PIX, segundo o ministro Mauro Vieira.

05/08/2025 18:40
Brasil prepara resposta a alegações de práticas comerciais desleais

No próximo dia 18 de agosto, o Governo do Brasil fará a sua resposta à investigação iniciada pelos Estados Unidos relacionada com alegações de práticas comerciais desleais, conforme anunciou Mauro Vieira, o ministro das Relações Exteriores, durante uma reunião do Executivo em Brasília.

Vieira destacou que o Ministério das Relações Exteriores irá abordar, nesse dia, as acusações dos EUA que põem em causa a legitimidade do sistema de pagamentos PIX e outras práticas comerciais que são integralmente válidas no Brasil.

A investigação, que foi desencadeada a 15 de julho pelo Gabinete do Representante Comercial dos EUA (USTR), faz parte das várias ações tomadas pela administração de Donald Trump contra o Brasil.

O USTR irá examinar o PIX, serviço de pagamento eletrónico criado pelo Banco Central brasileiro, assim como outras práticas que supostamente limitam o acesso das empresas norte-americanas ao mercado brasileiro de etanol e questões relativas à proteção da propriedade intelectual.

Na sua intervenção, o ministro também mencionou as tarifas de 50% impostas pelos EUA ao Brasil, que foram anunciadas por Trump em retaliação a um processo aberto contra o ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, seu aliado, acusado de tentar desestabilizar o governo atual de Lula da Silva.

"A negociação pragmática representa a solução mais favorável para as empresas, os trabalhadores e os consumidores no Brasil", afirmou Vieira.

Nesse contexto, o ministro sublinhou que as negociações realizadas pelo Governo brasileiro foram decisivas para a exclusão de aproximadamente 700 produtos do decreto sobre tarifas, o que ajudou a "proteger" setores estratégicos para o Brasil, como a indústria aeronáutica, a produção de sumo de laranja e o setor de celulose.

#ComércioJusto #BrasilEUA #PIXInovações