Mundo

Catástrofe no Paquistão: Mortes sobem para 225 em 48 horas devido a monções

O Paquistão enfrenta uma tragédia, com pelo menos 225 mortos nas últimas 48 horas devido a chuvas intensas. O total de vítimas desde o início da temporada de monções já ultrapassa as 538.

há 2 horas
Catástrofe no Paquistão: Mortes sobem para 225 em 48 horas devido a monções

As autoridades do Paquistão reportaram um aumento alarmante no número de fatalities, com as chuvas torrenciais que atingiram o norte do país nas últimas 48 horas a causarem, pelo menos, 225 mortes. Esta informação foi confirmada por um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.

No último reporte feito na sexta-feira, os dados mostravam que 120 pessoas tinham perdido a vida em apenas 24 horas. Desde o início da temporada de monções a finais de junho, contabilizam-se já 538 vítimas.

As regiões mais afetadas incluem a província de Khyber-Pakhtunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão, onde se registaram 211 óbitos. As operações de busca e resgate continuam intensas, com mais de 2.000 socorristas mobilizados para recuperar corpos soterrados sob os escombros, conforme afirmou Bilal Ahmed Faizi, porta-voz dos serviços de socorro da província.

A forte precipitação, juntamente com perigosos deslizamentos de terra e estradas bloqueadas, dificultou o acesso das ambulâncias, obrigando os socorristas a deslocarem-se a pé em muitos casos.

A Caxemira poquista registou também a morte de nove pessoas. Na Caxemira administrada pela Índia, pelo menos 60 mortes foram confirmadas numa única aldeia, e outras 80 pessoas estão desaparecidas. Na região turística de Gilgit-Baltistão, cinco indivíduos perderam a vida, e as autoridades recomendaram evitar a área, especialmente procurada por alpinistas durante o verão.

A maior parte das ocorrências mortais resultaram de inundações repentinas e desabamentos de casas, bem como casos de eletricidade e raios. De destacar que, na sexta-feira, um helicóptero de resgate caiu, acrescentando mais cinco mortos à tragédia.

O Paquistão, o quinto país mais populoso do mundo, é um dos que se mostram mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. De acordo com as previsões meteorológicas, as chuvas deverão intensificar-se nas próximas duas semanas, aumentando ainda mais os riscos para a população.

#PaquistãoEnfrentaTragédia #MonçõesMortais #MudançasClimáticas