Trump debate resultados de encontro com Putin com Zelensky e líderes europeus
O Presidente norte-americano, Donald Trump, partilhou com Zelensky e outros dirigentes europeus os desdobramentos da sua reunião com Putin, sublinhando o papel crucial da Ucrânia.

No decurso de uma conversa, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atualizou o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e outros líderes da Europa sobre a sua recente reunião com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin. A informação foi divulgada por uma porta-voz da Comissão Europeia, que confirmou que durante a chamada, que teve uma duração de "um pouco mais de uma hora", participaram também figuras como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.
A presidência ucraniana revelou que Trump teve um "longa chamada" durante o seu voo de regresso do Alasca. Inicialmente, a conversa ocorreu entre Trump e Zelensky, na qual mais tarde se juntaram os líderes europeus.
Após o encontro com Putin, Trump declarou que a resolução do conflito na Ucrânia agora recai sobre Zelensky. "Agora, depende realmente do Presidente Zelensky para que isso seja feito. E também diria que os países europeus precisam de se envolver um pouco, mas isso depende do Presidente Zelensky", afirmou em entrevista ao canal Fox News.
As discussões entre os dois líderes decorreram na Base Aérea de Elmendorf-Richardson, nos arredores de Anchorage, numa cimeira que durou quase três horas e não resultou em qualquer anúncio sobre uma solução para o conflito que centrou a reunião. Na conferência de imprensa que se seguiu, Trump e Putin elogiaram os progressos, mas não admitiram perguntas relacionadas com as discussões e o Presidente Zelensky não foi convidado a participar.