Mundo

Conflitos em Soueida prolongam-se apesar de cessar-fogo, com novas vítimas

Em Soueida, no sul da Síria, novos confrontos resultaram em pelo menos dois mortos, desafiando o cessar-fogo em vigor desde julho. As tensões locais continuam a aumentar, revelando desafios para a segurança da região.

há 3 horas
Conflitos em Soueida prolongam-se apesar de cessar-fogo, com novas vítimas

Novas hostilidades eclodiram hoje na província de Soueida, predominantemente habitada por drusos, resultando na morte de duas pessoas. Os dados foram fornecidos pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Durante os confrontos, um agente das forças de segurança perdeu a vida e sete outros sofreram ferimentos nas imediações da estrada de Tal Hadid, conforme relatado pela Organização Não-Governamental. Além disso, um combatente local também foi morto.

Autoridades sírias manifestaram preocupação, acusando "grupos fora da lei" de perpetrar ataques que culminaram na morte de um polícia e ferimentos em outro, desrespeitando o cessar-fogo que deveria ter trazido estabilidade à região após os violentos acontecimentos de julho, que resultaram em centenas de falecimentos.

Fontes de segurança, citadas pela televisão estatal Al Ijbariya, informaram que estes grupos continuaram a atacar as forças de segurança em Soueida, bem como bombardear várias aldeias vizinhas, embora sem especificar a identidade dos grupos ou as localidades afetadas.

Essas fontes enfatizaram que tais atos de violência evidenciam a persistência da desordem em Soueida, complicando os esforços do Governo para restaurar a segurança e a tranquilidade necessárias para a normalização dos serviços e a vida cotidiana.

A província de Soueida tem sido cenário de violentos conflitos desde meados de julho, entre clãs beduínos e comunidades drusas, que também se confrontaram com as forças governamentais enviadas para garantir a ordem.

Após uma série de escaladas de violência que geraram centenas de vítimas e dezenas de milhares de deslocados, entrou em vigor um cessar-fogo que, embora em vigor, tem enfrentado várias infracções.

No decorrer deste período conturbado, várias organizações e ativistas locais relataram abusos contra civis de ambos os lados, incluindo alegados assassinatos extrajudiciais de drusos por indivíduos associados às forças de segurança governamentais.

Em resposta aos eventos, o Ministério da Justiça da Síria decidiu criar um comité para investigar as circunstâncias que levaram ao início dos confrontos em Soueida, assim como os ataques e irregularidades que ocorreram ao longo do processo.

#ConflitosNaSíria #CessarFogo #TensãoEmSoueida