Índia prepara o lançamento do seu mais poderoso foguetão para missões espaciais
A ISRO anunciou o lançamento do LVM3-M5, o foguetão mais robusto da Índia, que levará o mais pesado satélite de telecomunicações indiano para o espaço.
 
          
          
        A Agência Espacial Indiana (ISRO) revelou que este domingo, às 17:26 (hora de Lisboa), o seu foguetão mais potente até à data, o LVM3-M5, será lançado a partir da base de Sriharikota, na costa leste da Índia. Este lançador, que possui 43,5 metros de altura e pesa 642 toneladas, transportará o satélite CMS-03, com uma massa de 4,4 toneladas.
O CMS-03 é destinado a otimizar os serviços de telecomunicação em todo o território indiano e nas áreas marítimas adjacentes. Este feito reforça o progresso da Índia no setor espacial, onde, até agora, apenas Rússia, Estados Unidos e China conseguiram colocar artefatos na superfície da Lua.
A Índia, o país mais populoso do mundo, tem demonstrado um notável desenvolvimento do seu programa espacial. Após o sucesso de uma sonda em órbita de Marte em 2014 e a aterragem de um robô lunar em 2023, a ISRO planeia colocar um astronauta em órbita terrestre até 2027. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também expressou a ambição de permitir que um cidadão indiano pise na Lua até 2040.