Desporto

Jorge Jesus dá conselho a João Félix: "Arábia Saudita é para focar no futebol..."

O treinador português falou sobre a chegada do avançado ex-Benfica ao Al Nassr, considerando que este é "o maior desafio" da sua carreira.

07/08/2025 23:05
Jorge Jesus dá conselho a João Félix: "Arábia Saudita é para focar no futebol..."

Jorge Jesus esteve presente no programa 'Futebol Total' do Canal 11, onde discutiu a convincente vitória (4-0) do Al Nassr sobre o Rio Ave, num amistoso realizado no Estádio do Algarve.

"Foi um jogo interessante e competitivo. A equipa do Rio Ave apresenta um melhor estado físico, dado que tem uma preparação mais avançada e o campeonato português se aproxima do início, com o Casa Pia e o Sporting a darem o pontapé de saída esta sexta-feira. Apesar disso, a nossa equipa mostrou-se solta, apresentando um bom ataque posicional. Estamos a trabalhar para implementar a nossa filosofia de jogo, tanto defensiva como ofensivamente. O plantel vai ser mais equilibrado, com a adição de jogadores sauditas e de outras nacionalidades. Este representa o maior desafio da minha carreira", afirmou Jesus, explicando a razão para tal afirmação.

O treinador reconheceu o potencial das equipas sauditas, especialmente do Al Hilal, que ele mesmo construiu nos últimos dois anos. "A minha escolha pelo Al Nassr foi deliberada. Recebi o convite do CEO Semedo e de Cristiano Ronaldo, e fiquei entusiasmado com o projeto. O Al Nassr joga para vencer títulos, e o fato de não ter conquistado nada nos últimos anos torna o desafio ainda maior. As melhores equipas do campeonato saudita têm jogadores estrangeiros de grande qualidade e estamos a trabalhar para encontrar o nosso espaço", acrescentou.

Sobre Cristiano Ronaldo, Jesus não poupou elogios. "É um fenómeno. Hoje, o estádio estava cheio devido a ele. Sem a sua presença, pouco ou ninguém estaria. A sua influência é algo extraordinário, tanto aqui como no exterior. Fiquei surpreendido ao perceber o impacto que ele tem na juventude. Durante os jogos, não precisa de muitas chances para marcar. Se tocar na bola três vezes perto da baliza, marcará duas vezes. Estamos a tentar formar uma equipa que tenha a ambição e responsabilidade necessárias para vencer na Arábia Saudita, num campeonato que conta com grandes jogadores", garantiu.

O treinador também comentou a ligação entre João Félix e Cristiano Ronaldo. "Os dois já estão a jogar um para o outro. O Félix mostrou-se em melhor forma, tanto física como tecnicamente. Ele não foi 'roubado' ao Benfica, pois pertencia ao Chelsea. Ele veio para o Al Nassr, tal como poderia ter ido para outra equipa, consoante as oportunidades que surgissem. Acredito no seu potencial e vejo que tem qualidades que se encaixam na minha visão de jogo ofensivo. Já tinha tentado recrutá-lo para o Al Hilal, mas optou pelo Chelsea. Este ano, quando assumi o Al Nassr, fiz-lhe novo convite. Tem estado num local onde jogar ou não jogar é a única opção. Na Arábia Saudita, as distrações noturnas não existem. O foco é no jogo, descansar e estar com os amigos e a família. Estou a conhecer melhor o Félix e estou entusiasmado com a sua visão do futebol. Acredito que ainda pode evoluir mais. Estou certo de que a parceria com Cristiano será vantajosa para a Seleção", concluiu.

Por fim, Jorge Jesus fez uma análise do momento atual do futebol português: "O Benfica, com as contratações que fez, está em melhor forma do que na época anterior. O Sporting, apesar de ter perdido o seu grande jogador, Gyokeres, ainda se mantém forte, mas a concorrência do Benfica, que se reforçou bem, e do FC Porto, que melhorou com os novos jogadores, promete acirrar a luta."

#FutebolArábia #JorgeJesus #JoãoFélix