O Valor do Passaporte Português em Destaque no Ranking Mundial
No topo do ranking Henley Passport Index, o passaporte português permite acesso a 188 destinos sem visto, reforçando a sua alta valorização no cenário internacional.

O passaporte português consolidou a sua posição como um dos passaportes mais valorizados globalmente, ocupando este ano o 4.º lugar no prestigiado Henley Passport Index. Este resultado coloca-o ao lado dos passaportes da Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia.
De acordo com a mais recente análise deste index, liderado pelo passaporte de Singapura, que garante acesso a 193 destinos, o passaporte português permite viajar para 188 locais sem a necessidade de visto.
O ranking indica ainda que a Espanha se encontra na 3.ª posição, com um passaporte que proporciona acesso a 189 destinos, um a mais que o português.
O Henley Passport Index é uma referência baseada em dados da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e abrange um total de 199 passaportes e 227 destinos de viagem.
Embora os dados sejam comuns, a emissão de passaportes tem enfrentado desafios recentemente. O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) alertou sobre problemas informáticos que estão a afetar a emissão do Passaporte Eletrónico Português (PEP), especialmente em tempos de maior procura, como o período de férias.
O sindicato criticou a falta de resposta das autoridades competentes e pediu soluções urgentes para resolver os constrangimentos que têm aumentado em várias conservatórias, como as de Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha.
O STRN continua a solicitar ao Governo que tome medidas eficazes para resolver os problemas informáticos que se estendem já por várias semanas.