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Problemas nos centros de saúde de Lisboa e Santarém já foram resolvidos

O Ministério da Saúde informa que os constrangimentos nos centros de saúde de Lisboa e Santarém, causados por uma reatualização da NOS, já se encontram normalizados.

Os problemas enfrentados nos centros de saúde das regiões de Lisboa e Santarém, durante a manhã de quinta-feira, dia 30, foram efetivamente resolvidos. O Ministério da Saúde confirmou que as dificuldades decorriam de uma “reatualização do sistema” por parte da operadora NOS, que afetou algumas unidades de saúde.

A informação foi inicialmente divulgada pela Renascença, que ligou os constrangimentos a uma falha global do serviço ‘cloud’ da Microsoft. Contudo, o Ministério da Saúde esclarece que a questão estava restrita à atualização da NOS e já foi totalmente ultrapassada.

Diogo Urjais, representante da Associação das Unidades de Saúde Familiar, corroborou a rápida resolução do problema e assegurou que a situação já voltou à normalidade.

É importante notar que esta não é a primeira vez que falhas informáticas afetam o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em setembro, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) afirmaram que a rede do SNS está a ser reforçada com um investimento de 24 milhões de euros ao longo de cinco anos, visando a melhoria da infraestrutura.

A Ordem dos Médicos, por sua vez, criticou a dependência do SNS de soluções centralizadas dos SPMS, exigindo medidas para evitar novas falhas.

Paralelamente, a Microsoft está a lidar com uma falha na sua plataforma Azure, que afetou o acesso a diversos serviços, demonstrando como interrupções na infraestrutura ‘cloud’ podem ter repercussões amplas numa variedade de aplicações.

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