Economia

Queda da Taxa Euribor: Novos Valores na Curto e Médio Prazo

A taxa Euribor registou uma descida a três, seis e 12 meses, mantendo-se a prazo mais curto abaixo dos 2%. Expectativas altas para a reunião do BCE.

há 11 horas
Queda da Taxa Euribor: Novos Valores na Curto e Médio Prazo

A taxa Euribor sofreu uma redução significativa nos prazos a três, seis e 12 meses, de acordo com os dados mais recentes. A taxa a três meses estabeleceu-se em 1,944%, mantendo-se assim abaixo das taxas a seis meses e a 12 meses, que foram fixadas em 2,032% e 2,050%, respetivamente.

A taxa a seis meses, que se tornou a mais predominante nos créditos à habitação com taxa variável em Portugal desde janeiro de 2024, viu a sua taxa descer 0,019 pontos em comparação com a segunda-feira. Dados do Banco de Portugal referentes a maio ressaltam que esta taxa representava 37,75% do total de empréstimos para habitação permanente.

Adicionalmente, a Euribor a 12 meses também apresentou uma descida, fixando-se a 2,050%, uma diminuição de 0,028 pontos em relação à sessão anterior. Do mesmo modo, a taxa a três meses, com uma queda de 0,027 pontos, reflete uma contínua tendência de descida.

Este desenvolvimento surge numa altura crítica, com a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) marcada para esta quarta e quinta-feira. Os investidores aguardam ansiosamente por declarações da presidente Christine Lagarde, que poderão indicar os próximos passos da política monetária.

As bolsas europeias abriram em queda, como resultado da expectativa em torno dos comentários que serão feitos pelos líderes das principais entidades financeiras, incluindo a Reserva Federal e o Banco de Inglaterra. Na última reunião do BCE, realizada a 04 e 05 de junho, foi decidido uma nova redução das taxas de juro em 0,25 pontos, colocando a taxa diretor em 2%.

Esta recente baixa marca a oitava descida desde que o BCE começou este ciclo de cortes em junho de 2024, sendo que analistas preveem que poderá ser a última desvalorização do ano. Em termos de médias mensais, a Euribor registou uma queda de 0,103 pontos para a taxa a três meses e 0,066 pontos a seis meses, enquanto a média a 12 meses permaneceu inalterada em 2,081%.

A Euribor é estabelecida com base nas taxas às quais um grupo de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro uns aos outros no mercado interbancário.

#TaxaEuribor #EconomiaEMudança #BCEemFoco