Auto

Rovanperä testa Fórmula 2 e avança para novos desafios

Kalle Rovanperä, campeão mundial de ralis, prepara-se para a Super Fórmula japonesa e já teve a primeira experiência ao volante de um carro de Fórmula 2 em Jerez de la Frontera.

Kalle Rovanperä, que em 2026 fará a transição dos ralis para os monolugares na Super Fórmula japonesa, aproveitou recentemente a oportunidade para testar um carro de Fórmula 2, desenvolvido pela Hitech GP.

O bicampeão mundial de ralis participou de um teste no circuito de Jerez de la Frontera, em Espanha, como parte da sua preparação para novas competições. Este teste é um passo importante no seu sonho de competir em categorias mais elevadas no automobilismo.

Num post partilhado na plataforma X (anteriormente Twitter), Rovanperä expressou a sua satisfação com a experiência, afirmando: "Estou feliz com os dias de testes. A pilotagem é fisicamente exigente, como já estava à espera. Existem muitas forças G, que são complicadas de replicar e às quais vou demorar algum tempo a habituar-me. Portanto, estou contente por ter conseguido este tempo ao volante e mal posso esperar por mais."

No Instagram, também se mostrou entusiasmado: "Posso estar muito contente com os dias de testes. Tive um tempo significativo ao volante e finalmente obtive uma sensação real com o carro."

Ainda que não tenham sido divulgados pormenores sobre a duração dos testes, sabe-se que Rovanperä teve mais de um dia ao volante. Embora esta tenha sido uma das suas primeiras experiências mais sérias com monolugares, não é a sua estreia na categoria.

Há um ano, o piloto finlandês já tinha testado um carro de Fórmula 1 da Red Bull no circuito de Spielberg, na Áustria, após uma preparação em Fórmula 4 e um modelo da antiga Fórmula Renault 3.5.

A Super Fórmula será o primeiro passo de Rovanperä no mundo dos monolugares, com a ambição de, posteriormente, chegar à Fórmula 2. O seu futuro na Fórmula 1 ainda não está totalmente excluído.

Em declarações citadas pelo Dirtfish.com, Rovanperä afirmou que deseja alcançar o "nível mais alto" nos monolugares, reconhecendo que esse nível é a Fórmula 1. No entanto, ele também observou: "Há tantos campeonatos e eventos interessantes nos circuitos".

#KalleRovanperä #Fórmula2 #Monolugares