Mundo

Tragédia em Málaga: Menina de três anos perde a vida numa piscina

Uma menina holandesa afogou-se enquanto estava de férias em Málaga. Este é o quarto incidente trágico deste verão na região.

05/08/2025 13:20
Tragédia em Málaga: Menina de três anos perde a vida numa piscina

Na tarde desta segunda-feira, pelas 19h15 (menos uma hora em Portugal Continental), uma menina de três anos, de nacionalidade holandesa, sofreu um trágico afogamento numa piscina de um chalé localizado em Alhaurín de la Torre, na região de Málaga, segundo avança o 20 minutos.

O alerta foi dado ao 112 por uma mulher visivelmente em estado de choque, que pedia a intervenção urgente de uma ambulância, uma vez que a criança apresentava sintomas de afogamento. Apesar da rápida chegada de elementos da Guardia Civil, da Polícia Local e das equipas de emergência médica, nada puderam fazer senão confirmar o falecimento da menina. Um protocolo judicial foi activado para realizar o levantamento do corpo.

Com este triste ocorrido, contabiliza-se já a quarta criança a perder a vida por afogamento neste verão na província de Málaga. O primeiro caso foi registado a 2 de junho, quando um menino de 12 anos morreu numa piscina em Mijas. Em seguida, a 14 de junho, um bebé de 13 meses faleceu no Hospital Materno Infantil de Málaga, após um acidente na banheira da sua casa em Monda. A terceira vítima foi uma criança de quatro anos, encontrada sem vida numa jangada, no dia 24 de junho, em Mijas, após a família constatar a sua ausência.

Dados revelados pela Associação de Pediatria de Espanha sublinham que o afogamento é consideravelmente perigoso, representando a segunda causa de morte acidental entre menores de 14 anos no país. Grande parte destas trágicas ocorrências dá-se em águas doces, especialmente em piscinas particulares, sendo as crianças pequenas as mais vulneráveis.

A nível global, nos últimos três décadas, três milhões de vidas foram perdidas devido a afogamentos, com 43% das vítimas a serem crianças. Em Portugal, um relatório recente indicou que, nos últimos quatro anos, ocorreram 55 mortes de crianças, sendo 19 delas com menos de quatro anos. Anualmente, estima-se que 10 crianças percam a vida em Portugal devido a afogamento, com a faixa etária dos 0 aos 4 anos a ser a mais afectada.

#TragédiaEmMálaga #SegurançaInfantil #Afoagamento