Três Praias no Algarve Fechadas a Banhos por Contaminação
A Autoridade Marítima Nacional interditou três praias em Castro Marim, Algarve, devido a altos níveis de contaminação da água. Investigação em curso para determinar a origem do problema.

Três praias situadas no concelho de Castro Marim, no Algarve, estão temporariamente interditas para a prática de banhos, conforme revelou a Autoridade Marítima Nacional. As praias afetadas são Altura/Alagoa, Praia Verdelago e Praia Verde, onde está atualmente içada a bandeira vermelha.
De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Faro, resultados de análises à água balnear realizados na segunda-feira mostraram que os níveis de contaminação microbiológica excedem os limites considerados seguros.
Após a notificação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a interdição foi implementada às 12h00 de hoje. A autarquia afirmou que, em colaboração com as entidades competentes, está a investigar as possíveis fontes de contaminação, mas até ao momento não há pistas concretas na área.
A Direção-Geral da Saúde decidiu, como medida de precaução, proibir os banhos até que novas análises indiquem que a água está novamente em conformidade com os padrões de qualidade. "Ainda que não tenham sido identificados efeitos adversos, a situação pode representar um risco para a saúde dos banhistas", é mencionado no comunicado.
Uma nova série de testes já está a ser realizada e a levante da interdição poderá acontecer caso os resultados indiquem uma melhoria nos parâmetros da água. "Lamentamos os inconvenientes causados e aguardamos que a segurança e qualidade da água sejam restabelecidas o mais brevemente possível", conclui o município.