Zelensky em Washington com Ursula von der Leyen para diálogo crucial com Trump
A presidente da Comissão Europeia vai apresentar-se ao lado de Zelensky na Casa Branca para discutir a paz na Ucrânia e a cooperação europeia.

No domingo, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, confirmou que irá acompanhar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sua visita a Washington, onde se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Von der Leyen anunciou na rede social X que, "esta tarde, irei receber Volodymyr Zelensky em Bruxelas". Ambos participarão de uma reunião com líderes europeus, onde serão abordados os resultados da recente cimeira entre Putin e Trump. “A pedido do presidente Zelensky, estarei presente na reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã”, publicou.
De acordo com a Sky News, estarão também presentes o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, e o chanceler alemão, Friedrich Merz.
No sábado, Zelensky tinha já mencionado o encontro com Trump, que ocorrerá na segunda-feira, após uma conversa telefónica entre ambos que durou cerca de uma hora. “Quero discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra com o presidente Trump em Washington na segunda-feira. Agradeço pelo convite”, afirmou o presidente ucraniano. “É crucial que os europeus estejam envolvidos em cada etapa para garantir a segurança ao lado dos Estados Unidos”, acrescentou.
Além disso, Donald Trump expressou o desejo de realizar uma cimeira trilateral na próxima sexta-feira, 22 de agosto, envolvendo também o presidente da Rússia, Vladimir Putin. “Trump informou Zelensky e outros participantes da chamada que pretende realizar esta cimeira rapidamente, ainda em 22 de agosto”, dizem fontes ao Axios.
Notícia em atualização