A Inércia e o Racismo no Parlamento: Joacine Katar Moreira comenta caso de Eva Cruzeiro
Joacine Katar Moreira defende Eva Cruzeiro após ataque verbal do deputado Chega, Filipe Melo. A ex-deputada critica a inércia em combater discriminação.
Na última sexta-feira, Joacine Katar Moreira, ex-deputada independente, manifestou publicly o seu apoio a Eva Cruzeiro, após o deputado do Chega, Filipe Melo, ter proferido a frase "vai para a tua terra" durante uma audição na Assembleia da República. Joacine lembrou que "a culpa tem vários pais e um deles foi a inércia em situações anteriores".
Durante o seu tempo no Parlamento, Joacine foi uma voz ativa nas questões de representatividade e diversidade, tendo sempre questionado a normalização do racismo e do sexismo nas instituições. Em redes sociais, disse: "Ninguém deveria passar pelo que a deputada Eva Cruzeiro está a enfrentar. É incrível que, independentemente da força ou capacidade da pessoa, ainda tenha de lidar com tamanha boçalidade."
Joacine elogiou a postura e a resiliência de Cruzeiro, expressando a esperança de que esta continue a ter um percurso forte na política em Portugal.
A polémica teve início quando, durante a audiência conjunta de comissões, Filipe Melo lançou a ofensa à deputada socialista, a qual foi prontamente respondida por Cruzeiro: "Estou na minha terra, excelentíssimo deputado, esta é a nossa terra!" Nas redes sociais, a deputada reforçou que "Portugal não tem donos" e que o Chega não representa a maioria dos cidadãos portugueses.
O partido Livre não tardou a reagir. A líder parlamentar, Isabel Mendes Lopes, pediu o afastamento imediato de Filipe Melo da mesa da Assembleia, afirmando que "não há condições" para o deputado permanecer na sua posição, considerando o seu comportamento incivilizado e inaceitável.
Este episódio levanta questões prementes sobre a cultura de respeito e dignidade dentro da Assembleia da República, num momento em que é urgente uma reflexão sobre a responsabilidade dos deputados na promoção de um ambiente político saudável e inclusivo.