Ataque Ucraniano em Saratov Resulta em Uma Vítima Fatal
Um ataque ucraniano com 121 drones à localidade russa de Saratov causou um morto e danos significativos, enquanto Kiev anunciou uma vitória em Bezsalivka.

No último sábado à noite, a localidade russa de Saratov, localizada a cerca de 700 quilómetros da fronteira ucraniana, foi alvo de um ataque ucraniano que resultou na morte de uma pessoa. As autoridades locais, lideradas pelo governador Roman Busargin, informaram que um edifício residencial e uma instalação industrial foram atingidos durante a ofensiva.
Os canais de Telegram ucranianos relataram também que o ataque provocou um incêndio numa refinaria nas proximidades da capital regional. As defesas aéreas russas conseguiram abater um total de 53 drones, incluindo oito em Saratov, 30 sobre Krasnodar, 15 na Crimeia, 13 em Bryansk e 12 em Belgorod, todas regiões adjacentes à Ucrânia.
Como resultado do ataque, vários aeroportos, incluindo o de Saratov, foram forçados ao encerramento temporário. Este aeroporto é notoriamente conhecido por ser o local de nascimento de Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal e defensor fervoroso da campanha militar russa.
No entanto, as notícias de Kiev anunciaram também uma vitória significativa, com a libertação da aldeia de Bezsalivka, situada na região de Sumy, no norte da Ucrânia. O Estado-Maior ucraniano afirmou que as suas forças conseguiram expulsar completamente os ocupantes russos desta localidade, que se encontra a apenas um quilómetro da linha de frente do conflito.
A Rússia tinha intensificado as suas operações na região de Sumy após recuperar em abril a parte que ocupava da área russa de Kursk, uma recuperação que ocorreu no início de 2024. As tropas russas agora operam a cerca de 20 quilómetros da capital regional, Sumy, que continua a ser alvo de bombardeamentos.