Mundo

Bélgica em conversações com EUA para salvar contracetivos valiosos

O governo belga negoceia com os EUA uma solução para evitar a destruição de contracetivos avaliados em 8,4 milhões de euros, após suspensão de financiamentos pela USAID.

há 10 horas
Bélgica em conversações com EUA para salvar contracetivos valiosos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica revelou que está em diálogo com as autoridades dos Estados Unidos, buscando uma alternativa que impeça a destruição de contracetivos armazenados no país, cujo valor ascende a 8,4 milhões de euros.

No armazém localizado em Kempen, milhões de preservativos e outros métodos contracetivos têm estado em espera para serem destruídos. Esta situação surgiu após a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de interromper o financiamento à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), responsável pela distribuição destes produtos em diversos países.

A suspensão do financiamento afeta não apenas a aquisição de novos produtos, mas também a gestão dos 'stocks' já existentes na Bélgica.

Conforme reportado pelo jornal britânico "The Guardian", as autoridades norte-americanas instruíram que esses contracetivos fossem incinerados em França antes de 1 de agosto.

Para tentar evitar esta destruição, o governo belga já estabeleceu contacto com a Embaixada dos EUA em Bruxelas. Florinda Baleci, porta-voz do governo belga, comentou ao jornal francês "Le Soir" que os diplomatas estão a explorar a possibilidade de armazenar temporariamente este material em outro local.

Com a data de validade a aproximar-se, a pressão para encontrar uma solução urgente está a aumentar, segundo informa a imprensa.

#SalveOsContracetivos #DiplomaciaBelga #CriseDeSaúde