Mundo

Caças Eurofighter da Alemanha são destacados para a Polónia em missão da NATO

A Alemanha enviou cinco caças Eurofighter para a Polónia, onde irão garantir a vigilância do espaço aéreo da NATO até setembro, com foco em dissuasão e proteção.

06/08/2025 13:50
Caças Eurofighter da Alemanha são destacados para a Polónia em missão da NATO

A força aérea alemã anunciou hoje o destacamento de cinco caças Eurofighter para a Polónia, com o intuito de participar na vigilância do espaço aéreo da NATO até ao dia 3 de setembro.

Segundo um porta-voz da força aérea, esta missão tem como objetivo realizar operações de proteção em situações de alarme, no âmbito do 'Alerta de Reação Rápida' (Quick Reaction Alert).

Os caças foram enviados na passada terça-feira e operarão a partir da base de Minsk Mazowiecki, que se encontra próxima da fronteira oriental com a Bielorrússia.

A solicitação de apoio por parte de Varsóvia motivou a presença das aeronaves em território polaco, uma vez que, desde abril, a força aérea alemã tinha realizado missões de vigilância a partir da base de Rostock, no norte da Alemanha.

Uma representante da força aérea sublinhou que “esta missão é uma demonstração de solidariedade dentro da NATO, garantindo uma dissuasão credível e a proteção do espaço aéreo comum”.

O destacamento está ligado aos exercícios militares Zapad, que a Rússia e a Bielorrússia irão conduzir em setembro, envolvendo cerca de 13.000 soldados, de acordo com a imprensa.

Além disso, foram enviados 150 soldados alemães para a base polaca a fim de apoiar as operações dos Eurofighter.

Paralelamente, um comboio militar russo chegou hoje à Bielorrússia para se preparar para o exercício estratégico Zapad 2025, conforme revelou a estatal bielorrussa Belta.

Este exercício é considerado um ponto fulcral na formação conjunta dos dois exércitos para este ano. A Bielorrússia, que apoia a Rússia na guerra contra a Ucrânia, está sob sanções da União Europeia por ter facilitado o lançamento da invasão em fevereiro de 2022.

A UE tem condenado a assistência militar que a Bielorrússia presta à Rússia e exige a cessação da instalação de armas nucleares táticas no seu território, conforme estabelecido em resoluções do Conselho Europeu.

#SolidariedadeNATO #VigilânciaAérea #ExercíciosMilitares