Mundo

EUA implementam novas tarifas comerciais de Trump a partir de hoje

As tarifas globais decretadas pelo Presidente Donald Trump, categorizadas como "recíprocas", começam a ser cobradas, afetando cerca de 40 países.

07/08/2025 09:16
EUA implementam novas tarifas comerciais de Trump a partir de hoje

A partir de hoje, os Estados Unidos iniciam a aplicação do seu recente plano de tarifas comerciais, que estabelece um mínimo de 10% e impostos que podem chegar até 15% para países com superávit comercial em relação aos EUA.

Esta nova legislação influencia cerca de 40 nações que têm um défice comercial com os EUA, incluindo a Costa Rica, o Equador, a Venezuela e a Bolívia.

As taxas de importação variam entre 10% e 41%, com produtos oriundos da União Europeia, Japão e Coreia do Sul a serem taxados em 15%, enquanto os bens provenientes do Reino Unido enfrentam uma tarifa de 10%.

A Indonésia será sujeita a uma taxa de 19%, enquanto o Vietname e Taiwan verão os seus produtos sobrecarregados com uma sobretaxa de 20%.

Recentemente, a União Europeia alcançou um acordo comercial com os EUA, mas na última terça-feira, Trump insinuou a possibilidade de aumentar as tarifas até 35%, a menos que o bloco invista os 600 mil milhões de dólares prometidos na economia norte-americana.

As novas tarifas, que foram inicialmente decretadas em 31 de julho, entraram em vigor esta semana, após um adiamento de aproximadamente uma semana.

Para os países que exportam mais para os EUA do que importam, continua a ser aplicada a taxa de 10% estabelecida a 2 de abril, quando foi anunciada uma série de tarifas para os parceiros comerciais dos EUA.

#TarifasTrump #ComércioGlobal #EUA