Mundo

Centro Histórico de Dresden em Alerta Após Descoberta de Bomba da II Guerra

O centro histórico de Dresden foi evacuado devido à desativação de uma bomba de 250 kg da Segunda Guerra Mundial, encontrada durante obras. Cerca de 17.000 pessoas foram afetadas.

06/08/2025 10:40
Centro Histórico de Dresden em Alerta Após Descoberta de Bomba da II Guerra

Hoje, uma vasta área do centro histórico de Dresden, situada no leste da Alemanha, teve de passar por uma evacuação em massa. A medida foi necessária para proceder à desativação de uma bomba de 250 quilogramas, remanescente da Segunda Guerra Mundial, que foi descoberta na terça-feira durante trabalhos de limpeza.

As autoridades locais sinalizaram que cerca de 17.000 pessoas deixaram as suas casas na cidade, frequentemente referida como a 'Florença do Elba', que sofreu devastação significativa durante um bombardeamento aliado em fevereiro de 1945.

O bairro evacuado, conhecido por sua relevância turística, é lar do famoso templo protestante Frauenkirche, erguido no século XVIII e que, após ser reduzido a escombros durante a guerra, foi meticulosamente reconstruído anos após a reunificação alemã.

A origem da presente evacuação remonta à descoberta da bomba britânica durante os trabalhos de limpeza a seguir ao colapso da ponte Carola no rio Elba, ocorrido em setembro passado. Esta ponte é uma das principais artérias que ligam a cidade velha à antiga capital dos reis da Saxónia.

A Alemanha, que assinalou recentemente os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, continua a lidar com a descoberta de bombas não detonadas, frequentemente encontradas durante atividades de construção.

Vale a pena lembrar que, em janeiro, cerca de 10.000 pessoas já tinham sido evacuadas na mesma cidade devido à localização de outra bomba, e em junho, uma operação semelhante em Colónia obrigou mais de 20.000 pessoas a abandonar a sua área, face à descoberta de três bombas antigas.

#DresdenEmAlerta #BombaIIGuerra #SegundaGuerra