Economia

Crescimento das Receitas da Amazon Acelerado pela Inteligência Artificial

A Amazon revelou um aumento de 13% nas receitas do terceiro trimestre, impulsionado pelo segmento de computação em 'nuvem' para Inteligência Artificial, superando as expectativas do mercado.

A Amazon reportou uma receita de 180 mil milhões de dólares (cerca de 155 mil milhões de euros) no terceiro trimestre, refletindo um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior, superando as previsões de analistas.

O destaque deste crescimento deve-se à surpreendente subida de 20% nas receitas da sua divisão de computação em 'nuvem', gerida pela Amazon Web Services (AWS). A empresa salienta que a procura por soluções de Inteligência Artificial está a ser um motor de transformação em todas as áreas do negócio.

"A inteligência artificial está a trazer avanços significativos em todos os segmentos do nosso negócio", comentou Andy Jassy, CEO da Amazon, numa declaração recente.

No que diz respeito ao lucro líquido do trimestre, a empresa alcançou 21,2 mil milhões de dólares, beneficiando de um ganho contabilístico de 9,5 mil milhões de dólares, referente ao investimento na 'startup' de IA Anthropic, responsável pelo modelo Claude.

Por outro lado, os concorrentes da AWS, como Google e Microsoft, também apresentaram resultados robustos, apoiados por um aumento na procura de IA em servidores e centros de dados.

Além disso, a Amazon anunciou esta semana um plano de redução de custos, que inclui a eliminação de 14 mil postos administrativos. A expectativa é que este número possa aumentar para 30 mil até janeiro, conforme reportado pela imprensa americana, representando cerca de 10% da sua força de trabalho global nas áreas de suporte e estratégia, que totaliza 350 mil colaboradores.

Atualmente, a Amazon emprega mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, consolidando-se como o segundo maior empregador nos Estados Unidos, enquanto continua a integrar tecnologia robótica nos seus centros de distribuição.

#AmazonCrescimento #IAtransformacao #CortesDeEmprego