Economia

Crescimento de empréstimos à habitação com taxa mista

Em setembro, 71% dos novos créditos à habitação foram com taxa mista, segundo o Banco de Portugal, afetando também o 'stock' total de crédito.

No mês de setembro, 71% dos novos contratos de empréstimos à habitação foram celebrados com uma taxa de juro mista, que combina um período inicial de taxa fixa com um subsequente de taxa variável. Esta informação foi divulgada pelo Banco de Portugal (BdP), que também destacou que esses contratos representaram 41% do total do 'stock' de crédito à habitação.

Os dados referem-se especificamente aos empréstimos concedidos a famílias para a construção ou aquisição de casa própria permanente. A taxa média de juro para as novas operações a taxa mista situou-se em 2,74% em setembro, uma ligeira descida de 0,02 pontos percentuais em relação a agosto.

Em contrapartida, a taxa de juro média das novas operações com taxa fixa registou um aumento de 0,07 pontos percentuais, atingindo 3,46%. Em relação às operações a taxa variável, estas viram a sua taxa média descer em 0,05 pontos, situando-se agora em 2,80%.

Adicionalmente, a prestação média mensal dos empréstimos à habitação subiu para 413 euros, marcando a primeira ligeira alta desde abril de 2024.

#CréditoHabitação #TaxaMista #BancoDePortugal