Economia

Descubra como assegurar o futuro financeiro dos seus filhos

Explore alternativas de poupança mais rentáveis para garantir um futuro brilhante aos seus filhos, além das tradicionais contas poupança.

há 5 horas
Descubra como assegurar o futuro financeiro dos seus filhos

Poupar para o futuro dos seus filhos é um gesto nobre que pode assegurar-lhes oportunidades valiosas. A DECO PROTeste aconselha a começar desde cedo a estruturar um fundo que permitirá aos jovens enfrentar despesas como a faculdade, intercâmbios ou a compra do primeiro carro.

A escolha do método de investimento pode gerar dúvidas, especialmente na seleção de produtos adequados. Embora muitos pais optem por contas poupança por serem uma opção prática, a DECO PROTeste alerta para as limitações: "Embora ajudem a instaurar hábitos de poupança e promovam a literacia financeira, as contas poupança raramente oferecem um retorno significativo."

A melhor taxa disponível atualmente para contas poupança, segundo a DECO, é de 5% brutos (equivalente a cerca de 3,6% líquidos) e é proposta para menores de 18 anos, exigindo um depósito inicial de 100 euros. Contudo, o máximo que pode ser depositado é de 1.000 euros, e a conta permite levantamentos que penalizam os juros já acumulados.

Por isso, a DECO PROTeste recomenda que não se limite a estas soluções de rendimento reduzido. Para quem pretende poupar a longo prazo, é aconselhável explorar outras opções.

Se a ideia é evitar riscos e ainda assim ver o dinheiro crescer, os Certificados de Aforro são uma alternativa interessante. A série F, que está em vigor, permite uma subscrição inicial de 100 euros, com novas entradas a partir de 10 euros. Com uma taxa-base de aproximadamente 2% brutos (cerca de 1,4% líquidos), estes certificados oferecem um prémio crescente de permanência ao longo dos anos, o que os torna atrativos.

Para aqueles que podem permitir-se arriscar um pouco mais e estão a pensar numa poupança a longo prazo (dentro de uma perspectiva de dez anos ou mais), a adesão a um fundo misto pode ser vantajosa. Este tipo de fundo investe em ações e obrigações, possibilitando a valorização do capital por meio de uma estratégia diversificada.

Além disso, o Plano Poupança Reforma (PPR) surge como uma ferramenta financeira que visa a constituição de uma poupança adicional para a reforma. A adesão a um PPR confere benefícios fiscais, estando sujeito a algumas condições. Apesar de os PPRs sob a forma de seguro não serem subscritos para menores, os pais podem ainda assim optar pela modalidade de fundo, explorando todas as vantagens disponíveis.

#PoupançaFutura #InvestimentoInteligente #EducaçãoFinanceira