Pavilhões de Portugal e da UE Comemoram o Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025
O Pavilhão de Portugal junta-se às celebrações do Dia da Ucrânia na Expo 2025, com atos de solidariedade e cultural, incluindo uma atuação da DJ Maryana Klochko.

Na próxima terça-feira, o Pavilhão de Portugal, em colaboração com o Pavilhão da União Europeia e outros países membros, celebrará o Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 em Osaka. Este evento contará com a presença da primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska.
A programação preparada para o evento tem como foco a demonstração de solidariedade para com o povo ucraniano, incluindo exposições, actuações artísticas, debates e demonstrações de inovações tecnológicas voltadas para a ajudar humanitária.
Para assinalar a data, o Pavilhão de Portugal irá iluminar a sua fachada nas cores da bandeira da Ucrânia, simbolizando um profundo compromisso de apoio, solidariedade e união cultural, conforme destacado pela comissária-geral do pavilhão, Joana Gomes Cardoso.
“A cultura é fundamental como espaço de encontro, diálogo e solidariedade entre nações, especialmente em tempos de conflito. Assim, associar-se ao Dia Nacional da Ucrânia na Expo 2025 é totalmente apropriado”, afirmou Joana Gomes Cardoso.
As celebrações começam hoje com uma actuação ao vivo da DJ ucraniana Maryana Klochko, um evento que conta com o apoio da UE.
Até ao momento, o Pavilhão de Portugal recebeu mais de um milhão de visitantes, tornando-se um dos grandes atrativos da Expo 2025, que conta com a participação de 158 países e tem por lema: "Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas".