Mundo

Ex-primeiro-ministro do Chade recebe pena de 20 anos de prisão

Succès Masra, ex-líder da oposição no Chade, foi condenado a 20 anos de prisão por incitação ao ódio e cumplicidade em homicídios relacionados com um massacre.

há 6 horas
Ex-primeiro-ministro do Chade recebe pena de 20 anos de prisão

Succeès Masra, que ocupou o cargo de primeiro-ministro e lidera o principal partido da oposição no Chade, foi sentenciado a vinte anos de prisão pelo Tribunal de primeira instância de N'Djamena, conforme reportado pela AFP. A condenação ocorreu no passado sábado.

O tribunal considerou Masra culpado de "difusão de mensagens de ódio e xenofobia" e "cumplicidade em homicídio", no contexto do massacre ocorrido em Mandakao, no sudoeste do Chade, que resultou na morte de 42 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças.

O procurador-geral tinha solicitado uma pena de 25 anos devido à gravidade das acusações, que incluem incitamento ao ódio e participação em homicídios.

A defesa de Masra expressou indignação, com o seu advogado, Francis Kadjilembaye, a afirmar que o ex-primeiro-ministro foi alvo de uma "humilhação" e que a condenação foi sustentada apenas em "suposições e na ausência de provas". Masra também foi multado em mil milhões de francos CFA, o que equivale a cerca de 1,5 milhões de euros.

Originário do sul do país e pertencente à etnia ngambaye, Masra goza de considerável popularidade entre as comunidades do sul, muitas das quais se sentem marginalizadas pelo governo maioritariamente muçulmano de N'Djamena. Em resposta à condenação, apoiantes do partido "Les Transformateurs" organizaram protestos na capital.

Após a condenação, Bedoumra Kordjé, um ex-ministro das Finanças e ex-vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, foi nomeado provisoriamente para liderar o partido durante este período conturbado.

#JustiçaChad #LiberdadeDeExpressão #PolíticaChad