Faleceu Myint Swe, presidente interino de Myanmar, aos 74 anos
Myint Swe, presidente interino de Myanmar nomeado pela junta militar, faleceu hoje devido a problemas de saúde prolongados. O funeral de Estado será realizado em breve.

Myint Swe, o presidente interino de Myanmar instaurado após o golpe militar, faleceu hoje, aos 74 anos, devido a uma doença prolongada, conforme relatou a junta militar. O óbito ocorreu às 08h28 (02h58 em Lisboa) num hospital militar em Naipyido, onde a junta anunciou que será realizado um funeral de Estado.
O político, que ocupou um cargo quase cerimonial após o golpe de 2021, já havia se demitido das suas funções presidenciais há mais de um ano, uma decisão motivada por problemas de saúde que incluíam perturbações neurológicas e neuropatia periférica, resultando em dificuldades psicomotoras e nutricionais, segundo uma declaração da junta de julho de 2024.
A sua condição debilitou-o a ponto de não poder desempenhar as funções do cargo, levando o general Min Aung Hlaing, líder da junta, a assumir as responsabilidades presidenciais.
A morte de Myint Swe ocorre numa fase crítica, uma vez que a junta militar birmanesa havia recentemente declarado o fim do estado de emergência que vigora desde o golpe, preparando o terreno para eleições controversas previstas para os próximos meses, que podem ocorrer em dezembro, de acordo com a junta.
Myint Swe foi vice-presidente durante o governo civil de Aung San Suu Kyi, tendo sido nomeado para a presidência envolvido pelos privilégios constitucionais reservados ao exército, que lhe permitiram assumir o cargo após a detenção de Suu Kyi e do ex-presidente Win Myint.
Apesar de ser uma figura de representação, o presidente tem um papel relevante, como a aprovação de decretos.
O golpe militar de 2021 interrompeu uma década de transição democrática e desencadeou uma onda de violência, exacerbando a guerrilha no país e levando milhares de jovens a juntarem-se a grupos armados contra o exército.