Economia

Início da Expansão da Linha Vermelha do Metro de Lisboa Previsto para 2025

A secretária de Estado da Mobilidade confirmou que a expansão da Linha Vermelha até Alcântara iniciará em dezembro de 2025, alinhando-se também à consignação da Linha Violeta.

A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, revelou hoje que a expansão da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, até Alcântara, terá início em dezembro de 2025. Nesse mesmo mês, será também consignada a obra da nova Linha Violeta.

A extensão da Linha Vermelha abrangerá a ligação entre Alcântara e as áreas de Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique e Avenida Infante Santo, requerendo um investimento total de 405 milhões de euros. Destes, 357,5 milhões viriam diretamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas o atraso nos trabalhos resultou na perda de parte do financiamento europeu.

O consórcio Mota-Engil venceu o concurso para este prolongamento, com um valor contratual de cerca de 321,9 milhões de euros, assinado em dezembro de 2023. Contudo, o processo enfrentou atrasos devido a impugnações judiciais por parte de concorrentes.

Em março de 2024, o Tribunal de Contas finalmente deu visto ao contrato, mas a obra ainda depende da aprovação do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) e da autorização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, como foi mencionado pela Secretaria de Estado da Mobilidade na Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação da Assembleia da República.

Atualmente, a Linha Vermelha opera como uma linha circular ligando as estações de São Sebastião e Aeroporto. A nova Linha Violeta, que se estenderá por 11,5 quilómetros, contará com 17 estações, distribuídas entre Loures e Odivelas, com diferentes tipologias, incluindo estações de superfície, subterrâneas e em trincheira.

O primeiro concurso público para a Linha Violeta foi lançado a 15 de março de 2024, mas todas as propostas foram excluídas por ultrapassarem em média 46% o preço base. Em julho deste ano, foram apresentadas quatro propostas para a construção da linha, variando entre 598,8 e 716 milhões de euros.

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